RECONHECIMENTO / ACONTECIMENTO

Brasil Salomão e Matthes figura, mais uma vez, em ranking dos mais admirados do país

24/08/2017

Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, com matriz em Ribeirão Preto e filiais em São Paulo (SP), Goiânia (GO), Campinas (SP), Franca (SP), Belo Horizonte (MG) e Três Lagoas-(MS), figura novamente como destaque no anuário Análise Advocacia 500, estudo rigoroso que aponta um panorama nacional dos escritórios, bem como traz um raio X do perfil dos advogados e bancas mais admiradas do país pelos seus clientes. A publicação sinaliza tendências que vão nortear os processos de contratação das bancas de advocacias pelas grandes empresas. Trata-se de um dos mais relevantes levantamentos realizados no mercado jurídico brasileiro. 

Brasil Salomão e Matthes Advocacia foi indicado pela publicação como um dos mais admirados na área tributária e ocupou a 26ª posição no ranking nacional por número de advogados (um ponto a mais do que no ano anterior), além de figurar como 33º no país no ranking por admiração na área abrangente (em 2015 conquistou a 37ª posição). Outro destaque do estudo rendeu o 2º lugar à banca como escritório mais lembrado do Estado de São Paulo – também na área abrangente. Para o presidente e sócio do Escritório, Marcelo Viana Salomão, este reconhecimento é um sinalizador primordial para uma autoavaliação mais criteriosa do Escritório. "A continuidade de nosso ótimo desempenho numa pesquisa nacional tão consolidada e respeitada é sempre um aval da qualificação dos nossos serviços, da dedicação e competência do nosso time e confirma os nossos principais valores [atendimento personalizado, disponibilidade e constante investimento no desenvolvimento de nossos advogados]”, comenta. 

O presidente da banca também mencionou que o ranking evidencia a sua tradição na área tributária como um expoente. “Essa vocação está no DNA de nosso Escritório, desde a sua formação pelo sócio fundador, Brasil Salomão”. Entretanto, afirma que atualmente o Escritório usa os mesmos padrões de excelência de atendimento e prestação de serviços em todas as áreas que atende – “não fazemos distinção entre nenhuma delas”. 

Outro item relevante do estudo aponta o sócio advogado, mestre e doutor em Direito, Fábio Palaretti Calcini, como um dos tributaristas mais admirados do Brasil, ficando em 3ª posição, individualmente pelo segundo ano consecutivo, além de ser o único advogado na lista de todo o interior de São Paulo. Para ele, esta publicação tem uma relevância nacional que dá um selo de credibilidade e de qualidade às bancas participantes. Neste ano, o estudo foi aplicado contando com a participação dos responsáveis pelos departamentos jurídicos das 1.800 maiores empresas do Brasil. “É um reconhecimento que muito nos honra, nos motiva a aperfeiçoar cada vez mais o nosso trabalho, o que dá um feedback da nossa performance, nos fazendo mensurar ano a ano os pontos fortes que estão por trás da nossa marca de atendimento em todo território nacional”, comemora. 

Perfil do ranking
A pesquisa para a 11ª edição do anuário Análise Advocacia 500 apresenta um número recorde de escritórios que foram Mais Admirados pela primeira vez. São 81 bancas novas e 33 que passaram por fusão ou cisão no último ano. Em 2015, esse número foi de 70 novos escritórios e 30 fusões e aquisições. Além disso, esta edição da pesquisa revela um aumento expressivo no número de escritórios Mais Admirados fora do eixo tradicional de São Paulo e Rio de Janeiro. 

A lista dos Escritórios Mais Admirados, desta edição, conta com representantes de 20 dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Pela primeira vez Sergipe está representado com um escritório e um advogado. Alagoas volta a figurar no anuário após seis anos. 

A lista dos Mais Admirados é obtida em pesquisa realizada pela equipe da Análise Editorial. Na edição que acaba de chegar ao mercado, 906 executivos responderam ao questionário, indicando até três escritórios e três advogados que eles mais admiram em 12 especialidades do Direito. Ao todo, foram citados 1,6 mil escritórios e 3.745 advogados por executivos de 36 setores econômicos. 

Na edição 2016, das bancas de advocacia Mais Admiradas, a maioria tem atuação abrangente, atingindo 46% do total de escritórios eleitos. Aquelas que atuam de maneira full service ou especializada, correspondem a 13% e 41%, respectivamente.